Quando? - J. C. Ryle

01:08

Ryle serviu por quase 40 anos como ministro do Evangelho. Foi um escritor prolífico, um pregador vigoroso e um pastor fiel. Muitas de suas obras têm sido reeditadas e servido como fonte de instrução e consolo para o povo de Deus. A Editora Fiel publicou algumas de suas obras em português: o clássico “Santidade”; “Uma palavra aos moços”; “Fé genuína” e os quatro volumes de meditações nos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João.

Leitor, ouso dizer que um dia você pretende ser um homem decididamente religioso. Espera um dia ser um cristão verdadeiramente sério. Mas quando será isto? Eu repito: quando?
Está esperando até ficar doente? Certamente você não me dirá que esta é uma época oportuna. Quando seu corpo estiver atormentado em dores, quando sua mente estiver distraída por todo tipo de pensamento e ansiedade, quando a reflexão calma for impossível, será esta a ocasião oportuna para começar a grande tarefa de conhecer a Deus? Não fale desta maneira.

Está esperando até que tenha tempo disponível? E quando você espera ter mais tempo do que tem agora? Cada ano que você vive parece mais curto do que o anterior; percebe que há mais coisas que ocupam seu pensamento ou mais coisas a serem feitas e menos poder e oportunidade para realizá-las. E, afinal de contas, você não sabe se viverá mais um ano. Não se vanglorie do amanhã — o tempo é agora!

Está esperando até envelhecer? Certamente não ponderou o que está dizendo. Servirá a Cristo quando os membros do seu corpo estiverem fracos e debilitados e suas mãos, incapazes para a obra? Virá a Cristo quando sua mente estiver fraca e sua memória, falhando? Desistirá do mundo quando não puder mais apegar-se a ele? Cuidado, você pode estar insultando a Deus.

Está esperando até que seu coração esteja perfeitamente apto e pronto? Ele jamais estará. Sempre será corrupto e pecaminoso — uma fonte efervescente, cheia de maldade. Você nunca o tornará completamente limpo, de modo que possa levá-lo a Jesus Cristo e dizer: “Aqui estou, Senhor, pronto para que a tua lei seja gravada em meu coração”. Não demore, comece como você é.

Ó meu querido procrastinador, não são esfarrapadas as suas desculpas? Seja honesto, confesse a verdade, você não tem um bom motivo para esperar.
Aceite o meu conselho. Resolva hoje mesmo não esperar mais. Comece agora a buscar a Deus. Arrependa-se dos seus pecados. Creia em Cristo e seja salvo. “Eis, agora, o tempo sobremodo oportuno; eis, agora, o dia da salvação” (2 Coríntios 6.2).